O que é Osteoporose? Parte 01 de 02

Olá pessoal eu sou Dr Thanguy, médico ortopedista, e nesse vídeo eu vou te explicar o que é osteoporose e os cuidados que devemos ter.

A osteoporose como o nome já diz significa osso poroso e é uma doença muito frequente e que traz muitas dúvidas aos pacientes que vem ao meu consultório.

Dez milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. Uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença.

No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose. 200 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência destas fraturas.

25% dos pacientes que sofrem esta fratura morrem dentro de seis meses e os que sobrevivem apresentam uma redução importante da qualidade de vida e independência.

O osso apesar de ser rígido é um tecido vivo, por isso o corpo absorve e substitui o tecido ósseo, há uma renovação constantemente. No tecido ósseo nós temos dois tipos principais de células os osteoclastos e os osteoblastos, os osteoclastos retiram o osso antigo e os osteoblastos formam osso novo.

Na osteoporose, há uma retirada de osso pelos osteoclastos sem a formação de osso novo pelos osteoblastos que tem a sua função diminuída, fazendo com que haja uma diminuição progressiva da massa óssea.

Os nossos ossos recebem forte influência do estrogênio, um hormônio feminino, mas que também está presente nos homens, só que em menor quantidade. Este hormônio ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. Por este motivo, as mulheres são as mais atingidas pela doença, uma vez que, na menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente. Com esta queda, os ossos passam a se descalcificar e se tornam mais frágeis. De acordo com estatísticas, 75% dos pacientes com osteoporose são mulheres e 25% homens.

Os osteoblastos para formar osso novo também necessitam que tenhamos uma atividade física regular e uma alimentação equilibrada com a presença de cálcio, magnésio e vitamina D.

Recentemente foram feitas descobertas a respeito da importância da vitamina K, tanto é que a maioria dos medicamentos à base de cálcio agora vem enriquecidos com essa vitamina, pois ela impede que o cálcio que tomamos seja depositado a nível das artérias e veias e dos rins.A vitamina K sinaliza através da osteocalcina fazendo com que o cálcio consumido seja depositado nível do osso.

A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é, raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave, isto é, uma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas.

 

[su_button url=”https://api.whatsapp.com/send?phone=5527995000303″ target=”blank” background=”#ff951b” size=”10″ wide=”yes” icon=”icon: facebook-whatsapp”]AGENDE SUA CONSULTA[/su_button]

[su_button url=”https://doutorthanguy.com.br/fale-comigo/” target=”self” background=”#1b53ff” size=”10″ wide=”yes” icon=”icon: facebook-messenger”]FALE COMIGO[/su_button]

Siga minhas Redes Sociais:
https://www.instagram.com/drthanguy/
https://www.facebook.com/DrThanguyFrico/

Dr. Thanguy Friço
⚕ Ortopedista e Cirurgião Coluna
🎯Professor UVV Pós Graduação
🔮 Programa Lifestyle
Tel 995000303 ou 30727421
📞Agendamento de Consulta no link: bit.ly/2A9PFut