Entenda o que é Artrose e como tratar

Você por acaso já foi a uma consulta com um ortopedista e saiu de lá ainda mais confuso, devido às palavras usadas pelo médico?

Pois saiba que isso acontece bastante e não é só com você.

As expressões da área médica nem sempre são comuns para os leigos. Assim pra te ajudar a conhecer alguns termos que envolvem as doenças do nosso esqueleto como artrite, artrose, tendinite, bursite e osteoporose, fiz uma série de vídeos explicando de forma simples cada um desses termos.

Artrose, “artros” quer dizer articulação e “ose” desgaste, então o termo artrose significa um desgaste da cartilagem que protege a superfície óssea dentro das articulações.

Na artrose temos um desgaste da cartilagem, e é ela quem produz o líquido sinovial, esse é o nome do líquido que existe dentro de cada articulação, a pessoa acaba tendo o maior atrito pelo contato do osso com outro osso, levando a inflamação, dor, perda de movimento e um ranger como se tivesse areia dentro da articulação.

Nós começamos a ter um desgaste das articulações a partir dos 30 anos de idade, porém começamos a perceber os sintomas e sinais dessa doença a partir dos 40 aos 50 anos, sendo mais frequente em mulheres, pessoas obesas e pessoas sedentárias, além daquelas que tem uma herança genética associada.

Então quando você for no médico e ele te disser que você tem artrose, saiba que esse é um termo muito genérico que indica que você tem um desgaste da articulação, sendo normal nas pessoas acima de 40 anos, assim como os cabelos brancos e as rugas.

Porém uma coisa muito importante é que o seu médico precisa classificar o grau da sua artrose, se leve a maioria das vezes o tratamento envolve o uso de analgesicos e antinflamatorios, perda de peso, ganho de massa muscular ( O que diminui a carga nas articulações) através da fisioterapia e exercícios físicos e também o uso de medicações regeneradoras da cartilagem como a condroitina e glicosamina, os peptídeos de colágeno e o extrato do abacate.
Nos casos intermediários de artrose o tratamento pode ser feito através de infiltrações com ácido hialurônico ou com plasma rico em plaquetas.

Porém nos casos mais acentuados pode ser necessário o tratamento cirúrgico envolvendo nos casos mais severos a troca da articulação por uma prótese, chamadas artroplastias.

[su_button url=”https://api.whatsapp.com/send?phone=5527995000303″ target=”blank” background=”#ff951b” size=”10″ wide=”yes” icon=”icon: facebook-whatsapp”]AGENDE SUA CONSULTA[/su_button]

[su_button url=”https://doutorthanguy.com.br/fale-comigo/” target=”self” background=”#1b53ff” size=”10″ wide=”yes” icon=”icon: facebook-messenger”]FALE COMIGO[/su_button]

Siga minhas Redes Sociais:
https://www.instagram.com/drthanguy/
https://www.facebook.com/DrThanguyFrico/

Dr. Thanguy Friço
⚕ Ortopedista e Cirurgião Coluna
🎯Professor UVV Pós Graduação
🔮 Programa Lifestyle
Tel 995000303 ou 30727421
📞Agendamento de Consulta no link: bit.ly/2A9PFut